segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pão e Circo

Perdemos o bonde da história, com a última crise mundial. Tínhamos tudo para estarmos numa situação melhor, mas não; por interesses escusos, ficamos para trás.

Vamos continuar sendo um país de terceiro mundo, o país do futuro... Do jeito que está, nem meus netos vão conhecer este tal país.

Vivemos uma crise sem fim, que afeta a todos e vem sendo, de forma nefasta, jogada para baixo do tapete por este governo, que tem a esperança de se manter no poder com a vitória do Brasil na Copa do Mundo. Aliás, este governo está apostando todas as fichas nisto.

Diferentemente do que é veiculado na mídia, tendo como fonte o governo, a inflação vem aumentando de forma assustadora. É só ir ao supermercado e verificar a alta dos preços.

É só ir a um restaurante na avenida Paulista, em São Paulo (SP), e comparar quanto custava o quilo há quatro anos e quanto custa agora.

Infelizmente, boa parte da mídia vem se calando. Quer um exemplo? Semana retrasada, foi rejeitada a Lei da Ficha Limpa em Brasília; alguém sabia? Qual foi a emissora de televisão ou o jornal impresso que divulgou isso?

NENHUM !!!

Nossas instituições estão falidas, os poderes Executivo e Legislativo não funcionam e o Judiciário é lento e ineficiente.

Como operador do Direito, ainda acredito na justiça, no entanto, entendo que ela não é efetiva. O processo demora tanto, são tantos os recursos cabíveis, que quando ele acaba, muitas vezes, os valores a serem recebidos ficam para a família do demandante (que já morreu).

Nosso país vive sérios problemas sociais, para não dizer estruturais, como, por exemplo, o alto índice de desemprego e da taxa de analfabetismo, condições impróprias para uma moradia digna, a excessiva carga tributária imposta aos contribuintes e o excesso de corrupção dos gestores públicos.

Mesmo assim, o atual governo vem se mantendo no poder há muito tempo, sem que haja sinal de subversão social, graças à estratégia utilizada com políticas assistencialistas (tais como o Bolsa Família) e grandes eventos como a Copa do Mundo. Com isso, desvia-se a atenção e fazem com que a população esqueça da crise.

É a volta da política do “pão e circo” (panem et circenses, no original em Latim), que surgiu na Roma imperial.

Como no Brasil, em Roma, o imperador fornecia gratuitamente migalhas (pão e trigo) à população, além de espetáculos públicos em arenas, com os gladiadores entretendo a sociedade, fazendo com que as pessoas não ficassem revoltadas com o desemprego e demais problemas sociais.

Parecido, não é?!

Para mim, o problema do Brasil é político e reside na falta de vontade de resolver os problemas existentes. Trata-se de ganância, da necessidade de se obter lucro a todo custo, colocando o interesse da população sempre em segundo plano.

Precisamos refletir sobre o assunto, e, nas próximas eleições avaliar muito bem em quem votar.


Só para terminar, não estou filiado a nenhum partido, nem tenho pretensões políticas, sou apenas um cidadão, que está indignado com a situação em que vivemos.

Um comentário:

  1. É... Realmente voltando às origens, impiedosamente. Parabés pelo texto. Nádia

    ResponderExcluir